quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O Que É a Felicidade e Como Alcançá-la .

              Se pensarmos racionalmente parece difícil definir a felicidade, mas com um pouco de entendimento e análise fica mais fácil e evidente entendermos o que é e como alcançar.
             De acordo com o dicionário Aurélio felicidade é o estado da pessoa feliz, e como pessoa feliz entendemos pessoa alegre, de bem com tudo, satisfeita e plena. Vamos analisar mais profundamente, quando pensamos em pessoa feliz pensamos em pessoa alegre, e a busca da felicidade é aquilo que nos faz alegres, satisfeitos e plenos. Podemos assim falar que momentos de felicidade são momentos de alegria e deixar isto como definição, portanto a busca da felicidade é a busca da alegria. Por outro lado, porém,  ninguém é feliz plenamente, pois ninguém é alegre 24 hs por dia, nem todo dia. As pessoas felizes são as pessoas que tem mais momentos de alegria que as tristes ou sem felicidade. Felicidade pontual ou alegria momentânea pode ser achada em coisas fugazes como na compra de um bem, uma conquista, um carinho, uma viagem, etc... Porém todas estas coisas são transitórias e irão passar, portanto sempre que procuramos a felicidade em coisas da terra teremos uma alegria passageira e não plena. Devemos nos perguntar se algo na vida material e com bens físicos é pleno (para sempre e durador) ? Obviamente a resposta é não. Ninguém vai ser feliz para sempre porque comprou um carro, pode até ser um tempo mas nunca para sempre.
            Serei uma pessoa mais feliz se procuro ver o bem e o lado bom das coisas, o que me traz momentos de alegria ou felicidade mais frequentes; assim como quem só vê o lado ruim e reclama de tudo é uma pessoa mais triste ou infeliz.
             Podemos também afirmar que na nossa existência terrena a felicidade nunca será absoluta e  sem períodos de flutuação, felicidade plena só no céu com a presença de Deus. A questão hoje é:
"- Posso ser feliz ou atingir a alegria agora na minha vida terrena ?" É difícil mas não impossível se eu procuro ver Deus e sua ação em tudo no meu dia, ou seja, se eu procuro ver a obra de Deus nas coisas ao meu redor e parar de procurar a felicidade em coisas passageiras e efêmeras e sem importância como as físicas. Claro que a felicidade plena total só no céu, mas nós podemos ter uma felicidade parcial já aqui em nossa existência terrena e fazer um pequeno céu na terra se nós vemos a presença de Deus em tudo ao nosso redor. Claro que é difícil, mas é um exercício que todos devemos tentar realizar, devemos portanto procurar ver a grandeza de Deus em tudo e dar menos importância para as coisas passageiras e materiais, porque elas nunca darão felicidade plena.
              Algum cético pode perguntar:"- E como fazer se eu vejo alguma desgraça, como ser feliz?".  Claro que o mal não vem de Deus, mas de Sua permissão e se eu vejo mesmo num momento ruim uma maneira de que a justiça e a ordem de Deus ajam também pode ser motivo de felicidade sim.
             Para finalizar, se eu tenho Deus comigo, e procuro realmente agir no caminho que Ele me deu eu não preciso procurar a felicidade em mais nada e sou cheio de alegria, já aqui na Terra mesmo. Claro que isto não é tão fácil, mas o primeiro passo é entender que a felicidade emana de Deus, Ele quer que eu seja feliz e eu sei que a felicidade acontece somente se eu O aceito em minha vida. É importante, porém, entendermos que Ele nos dá o livre arbítrio de aceitá-lo e de aceitar o que vem Dele, pois maravilhoso que é não nos obriga a nada.

Resumo:

Podemos entender felicidade como momentos de alegria, e quanto mais vemos Deus em tudo ao nosso redor e agimos como filhos de Deus, mais alegria teremos em nossa vida e seremos assim pessoas mais felizes !!!
    Resultado de imagem para felicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário